Fazemos uma interrupção nas publicações sobre as crias para falarmos um pouco de literatura, política e de medo. O texto é do Mia Couto, escrito e lido por ele mesmo. É S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L!!!!
'
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Últimas noticias
Temos um integrante do rejunte que tem 8kg e 4 meses que nunca tinha visto chuva. A primeira a gente nunca esquece!
'
'
domingo, 25 de setembro de 2011
Histórias da Vóvó
No fim de semana Lararirarará e Pinduri-Caio receberam as esperadíssimas visitas dos avós e também do primo. Teve de um tudo. Andaram de patinete, de bicicleta, jogaram bola, jogaram jogos, (brigaram um pouquinho), foram ao clube, comeram sorvete, ficaram com dor de garganta, e muito mais.
O intercâmbio BSB-SP foi um sucesso, avaliam as autoridades. Os avós vieram voando e cheios de energias para acompanhar o ritmo dos enfantes e enche-los de alegrias. Lararirarará e Pinduri-Caio adoraram poder conviver em seu mundo com seu primão de sampa.
Os paulistanos sofreram com o calor e com a secura da terra que ora habitamos. Mas Lararirarará logo ensinou o primo a beber muita água, a passar "queme" no corpo.
Depois de tantas aventuras, o Rê e Lararirarará, foram conduzir a familia para o Aero-do-Gelo (sic Lararirarará) e voltaram pra casa com as energias renovadas esperando o próximo encontro.
Afinal, momentos como esse do vídeo, são indescritíveis né?
'
Ainda combinando sons e significados
Ao levar os avós e o primo para que tomassem seu rumo de casa, o pai pergunta à Lararirarará: Vamos leva-los no Aero...? E deixa a lacuna para que a enfante complete.
E lá vem ela: Aero - do Gelo Papai, fazendo alusão ao filme de época....
Cambio.
'
E lá vem ela: Aero - do Gelo Papai, fazendo alusão ao filme de época....
Cambio.
'
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Aventuras portuguesas
Hoje Lararirarará mandou duas ótimas. A primeira foi que ela solicitou durante algum tempo a música "do Pirulito". Ficamos às voltas para saber o que era a musica do pirulito até que ela cantarolou: Colhendo Pirulito-lito-lito. Aí foi a luz!!! A musica do pirulito é "Mamãe Oxum na Cachoeira" que ela aprendeu na aula de musica.
E a letra diz: Colhendo Piruli-rulito, colhendo piruliru-lá... Claaaaro, minha filha!!!
A outra foi ao pedir um quebra cabeça que ela adora: Pai: Podemos montar o quebra cabeça da mônica e do pebolim?? Acho que o Pebolim é o Cebolinha... Ao menos a palavra não tem R né?
Até a próxima aventura!
'
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Boas Novas
Hoje Lararirarará mandou duas de seu repertório às voltas com a língua portuguesa. Na primeira, pediu para o Re contar uma história antes de ela dormir. Ele resolveu contar sobre uma aventura na chácara. Então, quando contextualizou: "No Outono da Chácara". Ela logo perguntou: "No Antônio da chácara?".
Em seguida, desistindo de dormir, ela chamou o Rê para brincar: "Eu sou a mamãe e você é o filhinho, TÁ PAPAI??"
Desistimos todos de dormir e fomos rir um pouco....
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Lembram de uns posts atrás quando discorri sobre o Art. 331?
Pois ele continua me perseguindo. Hoje, pela manhã, fui com PinduriCaio tomar vacina. Fiquei contente pois o posto de Saúde perto de casa (408 Norte) já voltou a funcionar depois de uma reforma de uns 5 meses. (Note-se que metade dos postos de saúde do DF foram reformados ao mesmo tempo causando filas enormes de crianças chorando nos postos que permaneceram funcionando. Além disso, notei que a reforma trouxe somente batentes de portas pintados e plaquetas de identificação nas portas e mais nada!!!)
Então, adentramos o posto, e vi uma sala com a plaqueta: VACINA. Peguei a caderneta do Caio e fiquei na porta esperando. Uma criança maior estava sendo vacinada. Quando terminou, fui logo entrando na sala. A servidora que lá estava me perguntou: É vacina? (Pensei: Não, minha senhora, queria um número um com coca, por favor...). Mas respondi: Sim. Vacinas de calendário normal, não é de campanha. Então a servidora abriu as portas que motivaram este post. Perguntou: Você passou pela triagem? Respondi: Não. Então o senhor tem que passar pela sala ao lado antes de vir aqui. Respondi ok. Na sala ao lado havia uma moça sendo atendida. Ela não conseguia definir, do cardápio de vacinas, quais queria tomar. E nessa o Caio já estava impaciente e começou a reclamar de fome (note que a mãe com o leite não nos acompanhavam). Depois que a moça conseguiu escolher, havia um senhor em seu terno que era o próximo da Fila. Aqui aparece um segundo causo que motiva o post. Por que será que este moço bem vestido e provavelmente bem instruído não ofereceu ao pai com a criança de colo chorando para passar à sua frente? Bem. Esperar que as pessoas façam delicadezas com as outras já é demais né? Ok. Seguimos esperando. O mais caótico de tudo, era que o tal em seu terno também não conseguia definir quais vacinas do vasto menu ele poderia tomar para ir para a Europa! Enfim. Eu e PinduriCaio esperamos... Quando ele foi para a outra sala se vacinar adentrei a triagem. Esperei mais um tanto pois não havia ninguém. Então, quem é que me aparece vinda da sala ao lado? A mesma servidora que me perguntou se eu havia passado pela triagem. Me informou que ela estava fazendo as duas funções. Que está tudo errado no sistema público de saúde, todo mundo sabe, que tem falta de gente todo mundo sabe, que tem falta de equipamento, de instalações, de condições de trabalho, todo mundo sabe. Agora, me respondam: Por que é que a senhora me perguntou se eu havia passado pela sala de triagem, se a única pessoa com nenê naquele posto era eu e se a triagem era ela mesma?
Realmente, isso eu não posso suportar... Fiz a triagem, tomamos as vacinas e eu, enquanto segurava o PinduriCaio para tomar as picadas olhava para aquela tableta: Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela: Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou
multa.”
'
sábado, 10 de setembro de 2011
7 DE SET.
vista do festival de balonismo a partir do clube do congresso.
por do sol no lago
um pouco de fogo, é claro.
lindo né?
'
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Pérolas
Inauguramos hoje a sessão: Pérolas ReJuntianas. Nesta parte, agregaremos aforismos e ditos dos intrépidos. Essa sessão foi motivada pois a Lararirarará entrou naquela fase da vida, após o advento da fala, em que a percepção e os conceitos já se articulam na cabeça. Os símobolos já são operantes e as críticas e porques passam a existir a partir da reflexão. Dessa forma, ela tá naquela fase que, diariamente, profere frases engraçadinhas dignas de publicar no facebook ou coisa que o valha.
Então. Está valendo!
Ontem, fomos ao encerramento do Cena Contemporânea lá no Museu Nacional (que ela adora). Fomos ver o show da Maria João e Mario Laginha . Para ela estava tudo bem conceitual. Muitos solos de piano e uma música tranquilinha. Em uma de nossas 64 saídas do ambito do show para buscar pipoca, ela proferiu:
"PAPAI. ESTE SHOW ESTÁ TÃO LEGAL QUE PARECE DE VERDADE!!"
Aqui não cabe análise sobre por que parecia verdade ou mesmo o que a pequena entende por verdade. O importante é que ela achou uma forma de elogiar o show que condiz com o que ela entende por ser legal!
Bjs e até o próximo petardo.
'
Assinar:
Postagens (Atom)