quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Notícias intra-uterinas


Agora é oficial e cromossômico! Temos mesmo uma fofolete! Ela está em estágio de produção dentro da barriga da Julia. Bem verdade que já chuta como se exigisse seu espaço no mundo. No entanto, seu pâncreas ainda está começando a produzir insulina e, portanto, melhor reserva-la ao apartamento uterino por enquanto. Já é fase de começarmos a falar baixo para não atrapalhar seu sono ao mesmo tempo que já estamos introduzindo-a na nobre arte musical. Segundo relatos, a fofolete Zapata Bock já pode distinguir sons graves e tons de voz. Dessa forma, ela já começa a construir sua subjetividade e por isso, precisa de um nome. Precisamos começar a conviver com ela. Então, como mais uma organização social e cooperativa da dupla ReJunte, lançamos a campanha: "Forneça um nome à fofolete". A campanha consiste em receber comentários, nesse mesmo blog, que sugiram nomes para a nenê. O número de sugestões é ilimitado, e só pedimos para que assinem os comentários e coloquem, se possível, o significado do nome sugerido. Se não houver significado, pode conter uma justificativa para tal nome. Seja sonora, social, étnica, etc. A campanha começa agora e acaba quando terminar.

O jogo começou!





Posted by Picasa

60 comentários:

  1. * Aleida - filha de ernesto(!!)guevara
    * Amora - pra ser a sobrinha da titia!!!!!
    * Lila - que é lindo
    * Dora - que é lindo também!

    SARA NÃO PELO AMOR DE DEUS!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Alice (no país das maravilhas)

    ResponderExcluir
  3. Laura - nao sei o significado, mas acho lindo!!!

    ResponderExcluir
  4. ah... depois dou mais sugestoes....
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. meu gosto pra nomes é meio estranho, mas lá vai:

    ADA Significa feliz, próspera. Do hebraico Adah, ornamento ou beleza.
    BERNARDA Feminino de Bernardo, do germânico Bern-hard, "forte como um urso".
    CATARINA Significa pura. Do grego Aika tharina, que originou a forma latina Katharina, inspirada em Katharós, que quer dizer puro, imaculado. Nome muito usado pela realeza. Representantes famosas: Catarina de Médicis, na França, e as imperatrizes Catarina I e II, na Rússia.
    MILENA Vem do sérvio e quer dizer amável, amorosa.
    VALENTINA Feminino de Valentino, do latim Valens, "que vale", também traduzido como forte, robusto, valente.

    ResponderExcluir
  6. Queridos amigos,
    Gostei muito de Valentina e vou sugerir outros:
    Ana Clara - Cheia de graça, clara
    Bartira - Tupi, Flor. Nome da filha de Tibiriçá, cacique guainá.
    Carmela - Hebraico, Jardim de Deus, jardim divino.
    Eduarda - Anglo-saxão, Próspera guardiã.
    Laís - Grego, A popular, a democrática.

    Nas minhas sugestões tem nomes que gosto e também nomes que achei o significado muito forte e que tem a ver com vcs.
    Boa escolha!! BJS

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, ter uma menina é tuuudo de bom, tanto que, se pudesse escolher, teria outra!
    Não tenho sugestão de nomes, é uma coisa muito pessoal.
    Beijão,
    Paloma

    ResponderExcluir
  8. Re, sei que vc detesta nome que começa com A, mas talvez a Julia não... Eu mando um Alba, pq é latino americano (hermaníiiisimo) e ela vai ser branquinha mesmo... e acho Betânia lindo, e já que ela está aprenendo a cantar.... Bjs Tata

    ResponderExcluir
  9. Lilá não, pelo amor de Deus, porque já está na minha lista desde a época que os meus curumins eram vento! hahaha

    Confesso que opinar vai ser difícil, uma vez que ainda não sabemos nem os prováveis nomes dos (das) nossos (nossas) !!! hahaha

    Faz como uns amigos da minha mãe, que deixaram pros filhos escolherem o próprio nome !!! (vê se pode???)

    ps- amei as fotos da infância BOCK

    ResponderExcluir
  10. Olha... dos que apareceram, eu gosto de Lila, Laura.
    Pensei em Clara, mas as piadinhas no colégio seriam intermináveis.
    Lara também é legal, mas provavelmente ela terá muitas amiguinhas com mesmo nome (novela das 8 bombando!).
    E sem querer puxar sardinha para o meu lado - hehehe - Rita é legal. Curto e fácil!

    É isso... e só pra me juntar ao "Sara não pelo amor de deus" incluímos nessa lista Raquel, né?

    Beijocas,

    ResponderExcluir
  11. Iiiiiuuuuuuuuppppppppiiiiiii!!!! Que legal!!!! Lá vamos nós, minha sugestão é: Helena.
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  12. Os indígenas acham que o nome que se põe afasta aquilo que ele significa. Maitê quer dizer coisa feia. Considerem este aspecto cultural quando sugerirem um nome para minha neta!!!! Agradeço.
    Vó Ana

    Minhas sugestões são:
    Luiza
    Clara
    Marilia

    ResponderExcluir
  13. Julia é o nome que eu mais gosto de todos, e ainda tem uma música linda dos Beatles com ele. Mas é o nome da mamãe da fofolete. Então, não vale.
    Eu sugiro Malu. Pra ele, não tem um significado; mas, por ser a junção de Maria e Luíza (pra mim), então significaria:

    - Maria: serenidade, força vital e vontade de viver
    - Luíza: preocupação com o saber total, profundo e verdadeiro; clareza de idéias e projetos; não se deixa enganar por argumentos falaciosos

    Também gosto de Lucíola (= paixão pelas pequenas coisas da vida, amizade, fidelidade), mas acho que é um nome adulto demais para uma criança...

    Fica aí então a sugestão da titia Fernandoca!
    Beijos musicais para a família ReJunte!

    ResponderExcluir
  14. Bom, Vamos lá...

    Algumas opções do primo Biel:

    * Luísa (com acento) não sei o significado, mas é um nome bonito;
    *Joana (não sei o significado também, mas nome de guerreira);
    *Ceci, da obra literária "O guarani" classica de José de Alencar (não li o livro, mas gosto);
    *Gabriela. Nada pessoal, mas um bonito nome. soa um pouco aristocrátoco, como diz a Lia, mas vem de Jorge Amado, bahiano de Cravo e Canela;
    *Emília, Simplesmente Monteiro Lobato.

    Bom, a ordem dos fatores não indica preferência!

    Bjos. Biel

    ResponderExcluir
  15. TERESA,
    nao pelo significado.
    simplesmente gosto desse nome.
    eu iria mais longe.
    Maria Teresa.

    ResponderExcluir
  16. Chloe,
    eh bonitinho
    mas pouco brasileiro...

    ResponderExcluir
  17. aqui eu de novo...
    - Laura - ainda acho o melhor!
    - Lara - como disse a Maria Rita, também acho um nome lindo, forte, mas por causa da novela acaba ficando um pouco mais comum nessa época...
    - Bruna - Significa morena, e se relaciona a uma pessoa calma, gentil, diplomática, bondosa e organizada. Apesar de não ser ambiciosa ela consegue tudo que deseja, mas sempre pela persuasão, pela capacidade de convencer e nunca pela força

    ResponderExcluir
  18. Então uma princesa está por vir.
    Eu adoro Maria João, é muito forte, e chamar depois de "a joão", é lindo!
    Gosto tambem de Dora, e Sofia.
    Anjélica NÃO!!!
    Tambem acho que Sara não.
    Lara, mesmo com a novela no ar eu gosto, curto, claro, é bem bonito.
    Beijinhos ao casal e a linda princesa

    ResponderExcluir
  19. Não sei o significado de nome algum mas gosto de:
    Livia
    Luiza
    Ana Luiza
    Maria Clara
    Beatriz (quem sabe vira uma atriz)
    beijinhos
    vovó Miriam

    ResponderExcluir
  20. Tarefa difícil essa.
    Noah acho bem legal.
    Rita também.
    Clara, Ira, Lina.
    Iara.
    Alice e Lila também gosto, mas sou suspeito.

    Beijão procês.

    ResponderExcluir
  21. Laila: Formosa, bela, bonita.

    Alice: Significa a verdadeira.

    ResponderExcluir
  22. alou duprinha!
    vou sugerir nomes pelo som! Com -ra, além de Lara, que tá pontuando bem, tem Iara e Maíra. Acho os dois bem gostosos de falar. Olivia roda na boca, acho forte e colorido e Violeta também.
    Em maceio uma Olivia de cinco anos frequentava a mesma praia que eu, eramos amigas apesar dos 10 anos de diferença e aquela vai ser uma grande mulher. Violeta tinha num livro que gostei, era filha do dono do circo. Se um dia eu tiver filhota, vai ser uma das duas! Valentina também gostei!

    ResponderExcluir
  23. meninos, vcs já receberam um monte de sugestão.... não tá na hora da enquete com os 'top 3'???? Mando mais o nome Cora (eu era doida pela Cora Coralina)... AInda bem que ainda não surgiu Giovana... Bjs Tata

    ResponderExcluir
  24. Quantos artistas
    Entoam baladas
    Para suas amadas
    Com grandes orquestras
    Como os invejo
    Como os admiro
    Eu, que te vejo
    E nem quase respiro

    Quantos poetas
    Românticos, prosas
    Exaltam suas musas
    Com todas as letras
    Eu te murmuro
    Eu te suspiro
    Eu, que soletro
    Teu nome no escuro


    Me escutas, Cecília?
    Mas eu te chamava em silêncio
    Na tua presença
    Palavras são brutas


    Pode ser que, entreabertos
    Meus lábios de leve
    Tremessem por ti
    Mas nem as sutis melodias
    Merecem, Cecília, teu nome
    Espalhar por aí
    Como tantos poetas
    Tantos cantores
    Tantas Cecílias
    Com mil refletores
    Eu, que não digo
    Mas ardo de desejo
    Te olho
    Te guardo
    Te sigo
    Te vejo dormir

    Chico Buarque

    ResponderExcluir
  25. Lá vai:
    Moira - mitologia grega: destino . as Moiras eram tres irmãs que teciam o destino dos deuses e dos homens nas rodas da fortuna. Ja vi com acento Môira.
    Máira -
    Moara - tupi: dar a luz, ou que auxilia no parto. (mas prefiro os de cima)
    Yasmim - eu gosto muito, e como soa parecido com o meu (não posso dar pra minha filha)uma Yasmim filha da Yanci...(achei num site q veio da África tbm mesma origem do nome que se segue)
    Aisha - Ela é vitalícia Origem -Suarili do Quênia-Tanzânia África Oriental. já vi Aishá.
    bom depois tem mais...
    Beijos
    Yanci

    ResponderExcluir
  26. Em primeiro: Adorei o blog docês!
    Essa fase de escolher o nome do rebento deve ser massa, hein! Digam aí.
    Então lá vai uma tentativa de contribuição para esse processo:
    Olga - além da Benário, pode ser uma homenagem a nossa bela amiga, né Zúlia?;
    Nina - pq é fofo!;
    Tereza - me remete às mulheres bonitas e fortes;
    Boa sorte na escolha queridos! Bejão nos três!!
    Ah..concordo com o lance de fazer um Top 3! Aguardarei ansiosa os próximos capítulos...

    ResponderExcluir
  27. esqueci de botar meu nominho no final da postagem acima...tô mexendo nesse troço pela primeira vez...
    nara.

    ResponderExcluir
  28. re e julia, o joão paulo meu irmão só comentou que, escolham o que escolham não façam como o Tim, que resgistrou o filho como Carmelo mas saiu do cartório falando que era Thelmo. O rebento só descobriu seu verdadeiro nome aos 7 anos de idade. João Paulo e Thais

    ResponderExcluir
  29. Olha, difícil escolher nome de fofolete...
    Vou me restringir a agradecer o convite e dar os parabéns!!
    beijo!!

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. JU!!
    Ela é a fofolete e pronto...
    Parabéns e saudades da sua companheira de rodoviária.

    ResponderExcluir
  32. Outras sugestões ....

    Beatriz - Aquela que faz os outros felizes
    Helena - Luz
    Dora - Presente
    Iara - Beleza tentadora das águas
    Maria - Senhora, soberana
    Alice – protetora
    Tarsila
    Elisa

    ResponderExcluir
  33. Lua pra ser sobrinha da Lia (weird no?)

    ResponderExcluir
  34. Olá Re-Ju
    selecionei uma lista sortida, to com eles na cabeça desde a hora q acordei
    todos passam ao largo da moda:
    Martina (pronunciem em voz alta e sintam a sonoridade, é diferente, forte, lembra nome de heroínas hispânicas ou muchachas)
    Liz (aquela flor ...)
    Maria Clara...(qual seriam as piadinhas na escola, Ri??)
    Diana (greco-romano....belo)
    Frida.....(meio carregado demais no acento alemão, mas se vale Aleida pela biografia paterna, vale Frida, pela biografia daquela mulher maravilhosa)
    Pegando carona com Dora, também acho belo, que tal Isadora ou mais comum e combina com criança....Isabela???

    ResponderExcluir
  35. Luiza, Cecília,Rita

    bjs da To

    ResponderExcluir
  36. p.s Carax sou eu Re-Ju;....a Leda...é q é a unica identidade q ele ta reconhecendo

    ResponderExcluir
  37. então...a lista q começa com Martina aí em cima eu q postei (sob pseudônimo do google)...e adiciono mais um:
    Gabriela pois é alegre...Gabi...
    bjs

    ResponderExcluir
  38. Oi Rê,
    eu não tinha a menor dúvida que seria uma menina, afinal sua filha!
    Eu aindanão sei o sexo do Meu(da minha, mas se for mulher será Dora sem dúvida.
    Voto em Cecília para sua, é o nome da minha cunhada que mora aí, a doce Ceci!bjs

    ResponderExcluir
  39. Nossa, gosto de Maitê e não sabia que significava coisa feia, ReJunte é cultura!!! Gosto muito de Helena, a poderosa causou gerra por fugir por amor. Mas de todos, Luísa é o que mais eu gosto, sempre gostei por causa da música do Chico "vem cá Liísa, me dá tua mão..." mas minha irmã já colocou esse nome na minha sobrinha (então não poderei colocar na minha filha, quando eu tiver). Gosto demais de Sofia também. Beijos lindinhos.

    ResponderExcluir
  40. Piadinha com Clara = ovo (tinha uma Clara na minha sala no colégio e eu e meus amiguinhos éramos meio maldosos...)
    Mas acho muito lindo.

    Luisa (Luiza), com Maria antes ou não, é muito lindo, mas conheço pelo menos umas 4 que nasceram nos últimos 3 anos...

    Ansiosa pelo Top 10!
    beijos

    ResponderExcluir
  41. A Olguinha diz que bem que poderia ser Catarina, que ela ahca lindo !!! eu gosto de Vitória, mas aqui entre as mulheres eu sou voto vencida, mas a Olguinha agora retruca outro ... Theodora

    ResponderExcluir
  42. Oiê!
    Também passo pra deixar um palpite feliz :)

    Helena, Bárbara, Betânia e Teresa

    nomes fortes pra combinar com a família!

    beijoca,
    Lara

    ResponderExcluir
  43. lembrei de mais alguns bem bonitos!! chiques!
    - Dália
    - Margarida
    - Tulipa!!!
    - Flor

    ResponderExcluir
  44. Estamos a procura para o nome de minha neta (Maíra e Rex) e esta missão é bem difícil...mas vamos lá

    Beatriz e Ligia que seriam os outros nomes que iríamos colocar na Marina...

    Bjs

    Jota

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  46. Tarefa difícil..

    Flora, Luisa, Tereza e Antonia...

    Um grande beijo
    Jubraz

    ResponderExcluir
  47. Lara (ainda que seja nome de novela da tarde)
    Clara (mas já tem uma)
    Chiara (clara em italiano,só que brasileiro num sabe pronunciar isso nao)
    Iara (já falaram, né?)
    Jussara
    Jundiara
    Mara (tambem conhecida como lebre patagonica)
    Sara (bom pra morar em kibutz)
    Quilmes Bock (brincadeira!, nao é uma boa cerveja)
    Abaporu ou Antonieta (como a tia)
    Chuva (bem de hippie, mas fica bem com o sobrenome)
    Global Warming (hippie, mas bem moderno)
    Pema ou Lhamo (só pra irritar aos chineses)
    Leila (pelo menos a minha ex tinha um nome bonito).

    ResponderExcluir
  48. re e julia, MEU, CADÊ a votação??????? aliás, já que é para votar, vcs tem que colocar também os 3 nomes que não dariam para a fofolete.... e explicar também!!!!!!!!! bjs Tata

    ResponderExcluir
  49. Amadíssimos!!!
    Vim aqui pra dar meus pitecos também...hehehehehe
    não sei significados nem origens, mas acho bem sonoro os seguintes nomes:
    Ornela
    Ana Terra
    Marília
    Maria Flor
    Flora
    Olívia
    Cecília
    Isadora
    Manuela
    e vou contar que qdo fizemos a exposição de fotos do nosso casório, que era pra poder comprar os negativos,tb fizemos uma lista com pitecos de nomes para o bebe!!Mas ninguém colocou Manuela...hehehehehe
    Vcs vão saber o nome logo logo!!!
    Um beijo carinhoso nessa família que dá gosto!!!!

    ResponderExcluir
  50. Acho Laura e Luíza lindos!
    Beijos para os tres!!!!!
    Tia Lúcia

    ResponderExcluir
  51. meninos, se vcs estão com mais dpuvidas a gente sempre manda mais umas sugestões né???? Olha, além de Alba, Betânia, Cora, eu sugiro de
    * Antonia (sem explicação)
    * Anita (Malfatti)
    * Anna Flora (nome de uma amiga muito corajosa)
    * Maria Flor (gosto)
    * Dora (gosto)
    * Nara (um Leão de pessoa)
    * Nina (simples e lindo)
    * Carmela (nome da minha vó postiça)
    * Francesca (filha da minha vó postiça)
    * Valentina (gosto)
    * Eduarda (gosto)
    * Tarsila (do Amaral)

    Boa sorte, bjs, tata

    ResponderExcluir
  52. As minhas sugestões são: Anita, Flora, Iara, Irene,Luisa, Clarisse....todos esses (que ficaram até o final na escolha do nome TERESA)....
    BEIJOS E BOA SORTE!!!!!
    (lá pelo 7° mês , Lú e eu, numa viagem....falamos: DECIDIREMOS HOJE...e foi assim que entre Luisa e Teresa escolhemos o nome Teresa.

    Digo que foi uma das decisões mais difíceis de minha vida! rsrsrsr

    BEIJÃO Paulinha

    ResponderExcluir
  53. Queridos pais da Fofolete,

    Luisa - já nasce com hino do Jobim.
    Cecilia - pela mesma razão da Ju.
    Maria - simplismente!

    Nome não precisa de significado, nossa vida significa o nome que temos,
    beijos do tio(avô) DADA

    ResponderExcluir
  54. * Nina (Debora) - Sei lá, acho que o conjunto fica bom -> Nina Bahia Bock

    ResponderExcluir
  55. * Beatriz Bahia Bock (a que faz feliz a alguem)
    * Bernarda Bahia Bock
    * Brenda Bahia Bock
    * Bruna Bahia Bock
    * Bárbara Bahia Bock
    * Branca Bahia Bock
    * Bartira Bahia Bock
    * Bela Bahia Bock
    * Berta Bahia bock
    * Beth Bahia Bock

    ( tem que ser com B! )

    ResponderExcluir
  56. * Raíssa (pensadora)
    * Ludmila
    * Stela
    * Inês
    * Isabel
    * Isadora
    * Sofia
    * Anastácia (Mário)
    * Helena Bahia Bock (Debora)
    * Carolina Bahia Bock
    * Marieta
    * Tessie Bahia Bock ( nome indígena, acho lindo -Debora )
    * Tarsila

    ResponderExcluir
  57. Re e Ju,

    Nomes são karmáticos. Difíceis de se responsabilizar.

    Muitos passaram pela minha cabeça, como sugeir para ela um destino!

    JANAÍNA ou LUCIANA ( COISAS DO PASSADO!)

    nÃO MaiS ME ATREVO. UM NOME TUPI, TALVEZ.
    ou hebreu - SARA ( quantos séculos!)

    Quero que ela seja feliz!

    beijos,

    Ivan

    ResponderExcluir
  58. sugestões da bisavó Guinga:
    beatriz
    alice

    ResponderExcluir
  59. Olá, espero que não seja tarde demais para sugerir um nome para a filhota de vocês. Sei que demorou, mas nome é coisa séria! Depois de muito pensar aí vai a minha idéia. Não pensei etimologicamente, pois além de achar meio bobo, vira e mexe surge uma criatura que acaba contrariando a etimologia com sua história; por isso minha sugestão esta baseada em alguns deliciosos compositores.
    Beijocas
    Mariana Bueno


    ROSA

    - pra Pixinguinha:
    " Tu és, divina e graciosa
    Estátua majestosa do amor
    Por Deus esculturada
    E formada com ardor
    Da alma da mais linda flor
    De mais ativo olor
    Que na vida é preferida pelo beija-flor..."

    -pra Vinicius de Moraes:
    " Rosa pra se ver
    Pra se admirar
    Rosa pra crescer
    Rosa pra brotar
    Rosa pra viver
    Rosa pra se amar
    Rosa pra colher
    E despetalar..."

    -pra Dorival Caymmi:
    "Nada como ser rosa na vida
    Rosa mesmo ou mesmo rosa mulher
    Todos querem muito bem a rosa
    Quero eu .... Todo mundo também quer
    Um amigo meu disse que em samba
    Canta-se melhor flor e mulher
    E eu que tenho rosas como tema
    canto no compasso que quiser..."

    entre tantos outros que já cantaram Rosa em verso e prosa

    ResponderExcluir