terça-feira, 5 de junho de 2012

Natação é o esporte dos tímidos

O desconforto e a inibição em situações de interação pessoal interferem diretamente na realização de objetivos pessoais e profissionais. Os acanhados preocupam-se abusivamente com as atitudes, reações e pensamentos dos outros. 

Confronto com autoridades, estranhos, etc são pratos cheios para a timidez de alguns.

Nestas situações, o tal tímido deixa de exprimir ou exprime pouco seus pensamentos,  sentimentos ou posições.  Não se faz um ator ativo socialmente. A timidez pode reduzir a qualidade de vida significativamente pois o tímido se pune e se cobra por isso.

Em graus moderados a timidez pode ser positiva. Ela pode funcionar como um regulador da sociedade, um inibidor dos excessos ou comportamentos considerados a-normais, ou fora de esquadro. A timidez é também um mecanismo de defesa que permite ao seu portador avaliar com mais cautela, possibilitando mais clareza e exploração dialética dos problemas propostos pela vida.

Segundo o grande babalorixá Google de Aruanda e seu filhote, a Wiki, a timidez pode acontecer de 3 formas:

1 – A timidez situacional se manifesta diante de acontecimentos específicos. Ou seja, existem pessoas que vão bem na interação com autoridades, com o sexo desejado mas sente vergonha de falar em publico. 

2 – A timidez crônica se manifesta em todas as formas de interação social. O portador tem dificuldades de falar com estranhos, de falar em público de chegar nas mina, nos cara, e intimida-se com autoridades. 

3 – Na timidez proposital, que é a forma de misantropia deste fenômeno, a timidez converte-se em sociopatia que não saiu do armário.  É um caso extremo da timidez. Um tímido usa a faceta contra si mesmo, enquanto um misantropo tem vergonha da sociedade como um todo e por isso não interage com ela.  Nesse caso ela é proposital pois o não contato social é uma opção do tímido.

Existe ainda um tímido da universidade de Stanford que afirma existir gente que não teme o contato social, apenas se sente confortável sem ele. O introvertido é mais propenso aos transtornos de ansiedade.  

Não raras vezes, os asmáticos estão propensos à timidez. A disciplina respiratória para falar muito e se fazer presente os torna confiáveis amigos quietos. Asmáticos pensam no ritmo de sua respiração e, não raras vezes são nadadores. Não raras vezes os nadadores são asmáticos e os asmáticos, não raras vezes, são tímidos. Tendeu onde quero chegar?

Nadadores são quietos asmáticos. Gente que não tem muito cára pois tem touca e óculos. Humanóides de maiô e a cara enfiada num meio onde o som mal se propaga e onde se mira o diretamente o chão. Isso os livra de ter que olhar para outros mascarados ao mesmo tempo em que a quietude da água os mantém livres de conversas desnecessárias.

Se o nadador ainda for bem míope, como eu, melhor ainda. Como só encontro meus companheiros de natação em trajes menores, toucas e óculos, eu seria incapaz de reconhecê-los no ambiente fora d’água, de roupa, cabelo e feições.

Isso me liberta de qualquer obrigação social.

A natação, se faz sozinho, ouvindo as batidas de seu coração e ritmando suas braçadas, pernadas e respiração. É um esporte introspectivo que privilegia o tímido. O outro, cheio de responsabilidades sociais e graus de parentesco agonia-se com a dinâmica silenciosa deste esporte.

O tímido se delicia com essa liberdade. 

A natação é esporte de baixo impacto, leve e quieto. É esporte que facilita a produção do neurotransmissor serotonina e endorfina. O bem estar que ela produz  é limitado ao praticante. Não exige nenhuma atitude expansiva ou efusiva. Até por que, na natação não se comemora gol com abraços calientes pois é preciso considerar que se está somente vestindo uma lycra. 

Natação é o esporte dos tímidos pois todos os seus componentes não produzem excitação,  aproximação, ou animação. Não produz muita comunicação e fica relegada entre visões distorcidas do teto –  das bandeirinhas  - e do chão...

Na natação os olhares não se cruzam, e a gravidade está melhor distribuída. Fatores de concorrência social e opressores aos tímidos, são irrelevantes. Aqui na água não há partes caídas, gordura ou feiura. Na natação todo mundo  é líquido, é horizontal é mergulhado.

Na natação não é preciso falar em publico,  não é preciso preencher protocolos sociais, não é preciso trocar gestos e nem apertos. 

A natação é o esporte dos tímidos. É a liberdade opcional da ausência social. É a timidez positiva e a desinclusão social do portador. A natação é o espaço de reprodução e conforto do tímido. É a apoteose positividade do acanhado, é o espaço de exaltação do tímido que, por meio aquoso reflete sobre sua condição e da sociedade envolvente. 

É o vetor que me permite elaborar este texto sem que tenha que me pronunciar em grupos.



Renato Bock
 









Um comentário:

  1. Mas em alguns casos é um esporte altamente competitivo. Texto muito bom!!!!!

    Silvio Bock

    ResponderExcluir