domingo, 6 de fevereiro de 2011

Você conhece a Quinta Poesia?


Histórico e epistemologia

O Quinta Poesia nasceu em São Paulo, quando um funcionário do Instituto Paulo Freire (IPF), amante da poesia, começou a postar poemas na lista de e-mails interno do instituto. Em seguida, outros admiradores das letras passaram a responder às poesias com outros versos. Assim, convencionou-se que às quintas feiras todos tirariam fração de seu dia de trabalho para dedicar à leitura e ao envio de algumas palavras aos demais. Anos depois, o movimento pela “por uma esplanada mais humanizada” em Brasília, recuperou seu conceito como braço artístico para comunhão dos participantes do movimento. Com integrantes de trabalhadores de diversos Ministérios e Autarquias federais o movimento prezava por um ambiente menos árido no trabalho.  Assim, a partir do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, os participantes começaram a trocar escritos às quintas feiras. O processo visava sacar os trabalhadores esplanados da aridez brasiliense iconizada na esplanada dos ministérios, para alguns momentos de leitura e reflexão.
Seja postando escritos próprios, seja postando escritos de terceiros ou somente lendo as postagens de outros participantes, o mote do movimento é proporcionar esses momentos únicos em meio ao emaranhado de afazeres profissionais.
Com a divulgação do “Quinta” em um jornal de circulação interna do MDS, muitas pessoas procuraram os participantes para aderirem ao movimento. Então, com esse crescimento, alguns integrantes sugeriram a criação de um e-group para facilitar a comunicação.
Hoje, o movimento conta com participantes de muitos estados brasileiros e até do exterior. Trocam-se toda a sorte de escritos clássicos, sufis, modernos, inéditos e revolucionários. Regionais, brasileiros, estrangeiros e tudo que possa motivar uma escapadela de alguns momentos das quintas feiras de labuta.
Para se inscrever no grupo é só enviar um email para rebock@gmail.com informando qual o endereço que quer usar para participar.



'

2 comentários:

  1. Nossa Rê, não sabia disso!
    Precisamos incluir a galera fiel da Quinta Poesia daqui nesse grupo.
    Vou encaminhar isso pra eles!
    Ah, tb não sabia que a Lara havia animado tanto e que um garoto está chegando! Parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana, não sabia como havia nascido o "Quinta", feliz em saber!
    beijo da marisa

    ResponderExcluir