segunda-feira, 23 de abril de 2012

A Cidade que decolou

A cidade onde ora habitam os intrépidos do ReJunte Lá e Cá aniversaria. São 50 anos, pra gente, em 5. 5 anos que estamos aqui, no cerrado de onde naturais nossos filhos são, em um projeto que perfaz 50 anos de história. 

Uma cidade rara  em planejamento, larga em avenidas, raza em acolhimento, e profunda em transformações. Funda em construções, abstrata nas relações e rala nas vegetações.
Concreto do Niemeyer, urbanismo do L. Costa e murais do Bulcão, nos moldam a todo instante, sem nos fazer esquecer do intuito político de seu planejamento. O isolamento e a aversão aos movimentos moldam o concreto, perambulam sobre o urbanismo mas não atingem os murais.
Aqui, nasceram Lararirarará e Pinduricaio em meio a problemas na estrutura de saúde tanto pública como privada. Uma cidade de muitos nomes e poucos grupos. Um lugar onde o que não está loteado pelo poder político, é dividido parcamente pelas mãos de poucos. Um lugar preparado para garantir o bom desenvolvimento do capitalismo, ainda que ele não faça sucesso por aqui. Concorrência e bons serviços não mobilizam a situação. E nem a oposição.
Aqui 3 famílias são donas dos 80 e poucos postos de gasolina. 3 famílias são donas das tantas e mal ajambradas empresas de transporte público. Aqui não tem pizza boa. Se tudo por aqui acaba em pizza, então ainda deve-se incluir no custo da CPI as passagens para Sampa.
Aqui você muda a chave, se quiser. É possível passar dias interioranos e noites megalópolianas. Diferente de Sampa, onde a megalópole nos oprime, aqui, ainda há buracos para escapar dela com certa facilidade. Vai-se para um mato ou para uma Cachú (uma contração carinhosa de cachoeira) com 20 minutos de estrada.
Tá, às vezes a natureza também te oprime. As cigarras que anunciam a chuva depois de uma seca são confortantes por um dia. São sonoras por uma semana, mas são enlouquecedoras por um mês!
Lá no fim tem um céu esfuziante que circunda o avião e que, no aniversário, também acolheu balões. Nesse dia ficou ainda mais colorindo o horizonte, observando esta senhora de traços pueris e comportamento pouco revolucionário.




terça-feira, 17 de abril de 2012

Recentemente


Aqui vai uma foto oficial da família. Nunca antes na história desse blog nosso serviço de paparazzis conseguiu fornecer material tão completo e sorridente.

Bjs


'