quinta-feira, 31 de março de 2011

Keynes e os absorventes femininos

Escrevi esse texto faz 10 anos. Ainda assim, fazendo uma pesquisa, o achei publicado na net. Pra os economistas e fetichistas dos números de plantão, é uma análise bem humorada de um índice em particular.


Keynes e os absorventes femininos
(Renato Bock, 2002-04-29)
Keynes muito provavelmente entraria em surto ao ver uma situação como esta: O preço da estabilização de nossa moeda e a subserviência às regras do FMI "sucatearam" nossa população ao ponto de apenas um entre cada cinco brasileiros poder ser considerado consumidor. 
A propaganda na TV prega a liberdade de escolha, pelo melhor produto e/ou pelo menor preço. Mas pergunto, que escolha? A maior parte da "sucateada" população brasileira não pode sequer comprar itens básicos como absorvente feminino, quanto mais escolher aquele super fininho, com abas laterais. 
Por acaso você sabia que a média mundial de consumo de absorventes femininos da classe média é de oito unidades por mês por mulher?
Acho que você nunca tinha parado para contar quantos realmente usa. E mais, se algum dia contou, nunca apontou suas conclusões para seu namorado ou irmão não é?
Mas a bomba vem agora. No Brasil esta média só chega a dois, mesmo considerando todas as classes de consumo. (Fonte: Santher, Fábrica de Papel Santa Therezinha S/A Apud Revista Carta Capital, 03/04/2002, n.º 183, p. 29)
Pode parecer piada, mas se usarmos este dado como indicador de má distribuição de renda nos curvaremos à triste realidade brasileira. Este dado tanto traz incômodo aos economistas "cientistas sociais" como aos "fetichistas dos indicadores" (Aqueles apaixonados pelos índices).
A renda das classes C, D e E brasileiras são sequer suficientes para que os mesmos tenham conta em banco. (LatinPanel/Ibope Apud Revista Carta Capital, 03/04/2002, n.º 183 ).
Se nosso destino é mesmo nos transformar numa nação capitalista precisamos primeiro "construir" consumidores. Para cumprir este objetivo é preciso promover a distribuição de renda. Para Keynes, o Lord do capitalismo de Estado, da Social-Democracia e de tantas outras facções deste sistema de produção, a concentração de renda não conduz ao aumento de consumo, pois chega-se a um ponto onde o capital acumulado supera a capacidade de satisfação de qualquer necessidade humana através da aquisição de mercadorias e serviços. O destino do capital é então a poupança ou alimentação um mercado financeiro cada vez mais especulativo.
Neste sentido, a concentração de renda conduz a uma redução no consumo, que por sua vez acarreta uma contração na produção, nos encaminhando fatalmente a uma redução no motor do capitalismo que é a taxa de lucro. 
A distribuição de renda se faz necessária se almejamos algum tipo de desenvolvimento social e econômico. Sob a ótica Keynesiana, onde o consumo é a base da acumulação capitalista, a solução do problema não se resume à divisão igualitária da riqueza. O fomento do consumo interno, deve ser seguido de um aumento proporcional na produção e na estrutura de distribuição das mercadorias. A simples distribuição de renda conduziria a uma explosão na busca pela satisfação de necessidades através da aquisição de bens e serviços, que não correspondidas pelo mercado levariam, certamente, a um processo inflacionário. 
Capacitar a maioria dos brasileiros a comprar produtos básicos como o absorvente feminino, mesmo que não seja aquele com abas laterais, é a forma mais básica de inclusão social, e de garantia de dignidade merecida por qualquer ser humano. 
____________________
Renato Bock -
mr_bock@hotmail.com
Economista e pós-graduando em Economia Social e Desenvolvimento na América Latina - PUC-SP.
 



'

terça-feira, 22 de março de 2011

ABERTO A VISITAÇÃO!!!!

Não estarias afins de um fim de semana familiar e cívico na capital do país? Estás à pampa de fazer um banho de imersão e um workshop com os intrépidos ReJuntianos na capital federal? Tens as manhas de estar conosco por um fim de semana inteiro e até uns dias de semana? Tá querendo ver por onde Lararirarará circula? 
Então o momento é esse!!! Todas as companhias aéreas estão com mega promoções de baixa temporada para vir para cá e voltar. Vc pode achar passagens mais baratas que entradas de cinema!!!!
Entre em contato com nossa central de reservas e arrepia!!! Te esperamos de braços abertos!!

 BEIJOS

'

domingo, 20 de março de 2011

Extra! Extra! Saiu o resultado da eleição para o nome do novo membro ReJuntiano!

Saiu o resultado da eleição para o nome do novo membro do ReJunte. A eleição contou com alguns problemas técnicos nas urnas eletrônicas mas que foram rapidamente solucionados pela equipe técnica. Assim, foram um total de 90 votos válidos listando um total de 51 nomes diferentes vindos de 56 pessoas distintas. A pessoa que mais sugeriu nomes foi o pai (5) e outras 19 pessoas sugeriram mais de um nome.
Foram um mês e meio de urnas abertas resultando em uma eleição onde os eleitores tiveram tempo suficiente para pesquisar e votar. O IRPA (Instituto ReJuntiano de Pesquisas Aplicadas) divulga agora os resultados dessa eleição e os convoca para o segundo turno. (Na nossa república, o voto não é obrigatório como no Brasil).
Foram 35 nomes que receberam um só voto. Sendo eles:
Alexandre
Hugo
Nicolas
André
Ildegardo
Oto
Arthur
Juca
Renato
Cácio
Julio
Ronaldo
cassiano
Juno
Tejo
Cássio
Laro
Theodoro
cauê
Leo
Thomaz
Daniel
Lucca
Tim
Erich
luis
Tom
Gabriel
Martim
Zeca
Gil
Miguel
Zulu
Heitor
Mino


Foram 16 nomes que receberam mais de um voto: Sendo eles:
Antônio
Bento
Breno
Bruno
Caio
Felipe
Guilherme
Ian
Igor
João
Joaquim
Lucas
Pedro
Rafael
Silvio neto
Tiago

Destes 16 nomes que receberam mais de um voto, apenas 8 receberam 3 ou mais votos. Sendo Eles:
Antônio
Bento
Caio
Igor
João
Lucas
Pedro
Silvio neto

Dos 8 nomes mais votados, apenas 4 lograram receber 6 ou mais votos. Sendo eles:
Caio
João
Lucas
Pedro

Com este resultado, estes serão os nomes que estarão no segundo turno da votação. Sua missão agora é simplesmente entrar na pesquisa e clicar em um destes 4 nomes. Em mais um mês teremos o resultado final do certame:


Para os mais aficionados aqui vai a numerária e os gráficos completos:



Apenas os 16 mais votados:



O empate técnico entre os 4 mais votados:
Pedro
7
João
7
caio
7
Lucas
6


Só pra lembrar: O link para a votação é:



 Bom Pleito!!!


'

Ao Circo!

Pela primeira vez em toda a história, os intrépidos foram ao Circo. Lararirarará, em sua primeira vez ficou com medo no início e depois curtiu. Comeu 1 tonelada de pipoca e ficou muito atenta durante a uma hora e meia de espetáculo. 

PS - Pergunta-se a ela onde fomos ontem e ela responde com autoridade: Ao Kico ! (presume-se Circo). Pensando bem faz muito sentido. Se o circo era de Nápoli (Italiano mesmo), pode-se ler a palavra "circo" muito mais perto de Kirco do que em outras línguas né?

Neste mesmo finds, Lararirarará fez suas primeiras fotos digitais. Fotógrafa ela já é faz muito tempo. A coisa é que agora ela fez um upgrade em sua máquina e está fazendo fotos em uma digital. Ela também fez cursos de técnicas e aprendeu a fazer fotos artísticas e auto retratos. Veja estes eventos e obras de arte em:


Klik!



'